fbpx

Queimaduras: o que fazer?

  • 23
  • ago
    2019

Você sabia que a queimadura está entre os acidentes domésticos mais comuns que acontecem com crianças? Isso ocorre, especialmente, na faixa etária pré-escolar. Por isso mamães, vamos ficar atentas. E, se o seu filho sofrer alguma queimadura, saiba como socorre-lo.

:: Como tratar a acne (espinha)

Para entendermos melhor, queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com algo muito quente ou muito frio. Pode ser causada por produtos químicos, radiação, rede elétrica, ou até mesmo animais ou plantas, como larvas, água-viva, urtiga, entre outros. Se a queimadura atinge 10% do corpo de uma criança, já é considerada de risco. Já em adolescentes ou adultos, a taxa é de 15%. As queimaduras são divididas em graus de comprometimento de tecido cutâneo atingido. Sendo assim mais grave, quanto mais profundo esse comprometimento for. Mas, a extensão do dano também devem ser considerada.

As queimaduras são classificadas em:

  • Queimaduras de 1º grau: Aquelas leves em que acontecem uma vermelhidão no local acometido, seguido de inchaço e uma dor variável. Não se formam bolhas e a pele não descola. Geralmente, deixa um ardor no local e raramente ficam cicatrizes.
  • Queimadura de 2º grau: Esta é uma queimadura em que ocorre uma destruição maior nas camadas da pele chamadas epiderme e derme. A dor é mais intensa, normalmente aparecem bolhas e há um descolamento total ou parcial da pele acometida. A recuperação dos tecidos é um pouco mais lenta, podendo deixar cicatrizes, com manchas claras ou escuras.
  • Queimadura de 3º grau: Esta é mais grave. A dor geralmente é pequena porque atinge todas as camadas da pele atingindo até as terminações nervosas que causam as dores. Pode ser muito grave e até fatal dependendo da área atingida ou da porcentagem corporal afetada. Na evolução, sempre deixa cicatrizes, podendo até chegar a tratamentos cirúrgicos e fisioterapia posteriormente. O acompanhamento dessas cicatrizes é fundamental. 

O que fazer quando ocorre uma queimadura?

Primeiramente, cuidado e prevenção! A cozinha é o lugar mais perigoso da casa, podendo ocorrer acidentes, assim como, área de serviço também, por conter produtos químicos.Uma vez que ocorre a queimadura, deve-se tratar o local. Lave o local acometido com água corrente fria, imediatamente. Deixe a área acometida debaixo da água corrente por alguns minutos. Faça compressas frias e deixe no local até procurar um serviço hospitalar.Em queimaduras extensas, com bolhas ou com sinal de tecido carbonizado também podem se feitas compressas e procurar imediatamente um hospital.

O que não fazer em queimaduras?

Nunca toque nas queimaduras com a mão, pois a sua mão pode estar contaminada. Não fure as bolhas, não tente tirar graxas ou sujeiras da queimadura. Nunca coloque pó de café, creme dental, manteiga ou qualquer tipo de substância que você não tenha certeza que será benéfico para o ferimento. Somente serviços médicos especializados sabem cuidar realmente de uma queimadura.

Veja Também
Meu bebê faz COCÔ de hora em hora e agora?
Rolinho que acalma o Bebê 

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR