Cuidado com as dores abdominais

• jul
    2019

Olá, Mamães! Seu filho ou filha está reclamando sempre de dorzinha na região abdominal. Essas queixas são muito comuns no dia a dia do consultório. Já adianto para você que a maioria delas se refere a problemas não muito complexos. Entretanto, é importante ficar atentar, pois, em alguns casos podem se relacionar a acometimentos agudos que colocam em risco a vida da criança ou a doenças crônicas que podem ter graves complicações.

:: O que são Bebês prematuros?

O diagnóstico depende das características da dor. É importantíssimo, em todos os casos que não se medique a criança ou o adolescente sem orientação de seu pediatra.

O que pode levar a criança a sofrer com a dor abdominal:

• As dores abdominais que ocorrem podem ter suas origens relacionadas, a diarreia aguda por infecção intestinal, pancreatite, úlceras do estômago ou duodeno, cálculos da vesícula, doença de Crohn ou retocolite ulcerativa, esofagites, intolerância a a lactose.
  • Pode também ser um quadro de apendicite, pode dispender tempo e necessitar de exames complexos para seu diagnóstico, já que a confirmação do envolvimento desse órgão algumas vezes é difícil.
  • Também pode causar dor as chamadas más formações – processos que envolvem o desenvolvimento anômalo de órgãos, muitas vezes necessitando correção cirúrgica. Exemplo disso é o erro na rotação do intestino no processo de sua formação.
  • Outras doenças cirúrgicas ainda podem estar envolvidas, como a invaginação intestinal (processo em que uma porção do intestino entra para dentro de si mesmo) ou o divertículo de Meckel (saculação congênita com poucos centímetros no íleo por obliteração incompleta do ducto vitelínico e que, frequentemente, não ocasiona manifestações clínicas).

Saiba que outros sistemas, além do digestório, podem estar relacionados à dor abdominal. A pneumonia, dependendo de sua localização, pode estimular terminações nervosas que tornarão a dor abdominal o sintoma de destaque, assim como a torção do testículo ou do ovário. Também podem causar dores doenças vinculadas ao aparelho urinário (infecções, cálculos renais).

Como é feito o tratamento da dor abdominal?

A proposta de tratamento das dores abdominais está intimamente ligada à sua origem As dores abdominais relacionadas a processos orgânicos como a apendicite aguda, cujo tratamento é cirúrgico, devem ser resolvidas tão logo possível após o diagnóstico. Outras doenças orgânicas não cirúrgicas receberão seu tratamento específico. Algumas delas, como as doenças inflamatórias intestinais deverão ser acompanhadas também pelo gastroenterologista pediátrico.

Lembrando sempre que é importante o procurar o pediatra em qualquer situação fora do normal.  Mas, pode ficar tranquila, que na maioria dos casos, se resolve de forma bem simples.