fbpx

Corticoide faz mal para criança?

  • 8
  • maio
    2019

Hoje vamos entender o que são os corticoides. Por vezes, eles podem ser muito mais nocivos que os antibióticos. Mas, calma, vamos explicar tudo aqui. Eles são produzidos pelas glândulas supra renais e possuem forte ação anti-inflamatória. Esses medicamentos são utilizados em doenças crônicas, como por exemplo, asma, alergia, artrite ramatóide, doenças renais e em alguns tipos de câncer.

:: Soluços do Bebê: O Que Fazer?

São vários os tipos de corticoide:

Tópico – São pomadas para tratar reações alérgicas ou doenças de pele.

Comprimidos ou xaropes – Utilizados em caso de doenças crônicas inflamatórias como, por exemplo, bronquite, asma, hepatite.

Spray nasais: São utilizados em rinite e congestões nasais mais difíceis.

Colírios: Utilizados em problemas oftalmos e em conjuntivite.

O que é importante saber de tudo isso: o uso correto é importantíssimo. Os efeitos colaterais não são tão legais, mas, claro que o uso deles é fundamental. A criança pode ter alteração de humor, apetite, de sono. O uso prolongado, pode ocasionar cansaço, aumento do açúcar no sangue, glaucoma, agitação, triglicerídeos, dor de cabeça, entre outros.

Quem deve evitar os corticoides: Pessoas que sofrem de hipertensão, insuficiência cardíaca e renal, osteoporose, infecções fúngicas ou virais. Ele pode piorar doenças como diabetes, glaucoma e obesidade.

Quando usar: Sempre com a prescrição médica. Temos o hábito de utilizar aquele restinho de xarope que foi prescrito na última consulta, não é mesmo? Isso pode ser um risco, pois para cada doença a medicação tem sua dosagem.

Corticoide é bom para quem precisa. Não assuste se seu filho precisar.

Lembre-se, nunca se automedique!

Veja também 
Desfralde: Como Fazer?
Sou médica e portadora de TDAH: Entenda tudo sobre o assunto!

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR