fbpx

Seu bebê tem a língua presa?

  • 8
  • out
    2019

Sabia que é possível observar a língua-presa já no início da vida? Também chamada de anquiloglossia, a língua presa acontece quando a pequena membrana que fica abaixo da língua, conhecida popularmente como “freio”, é menor do que o normal. Dependendo de onde ela se prende, pode atrapalhar os movimentos da língua.

Ela pode colocar em risco a amamentação, a alimentação adequada, a respiração, o crescimento satisfatório dos maxilares e dentes, além de comprometer o desenvolvimento da fala.

Como identifico a língua presa?

Quando o recém-nascido chora, por exemplo, sua língua deve se levantar e pode sair da boca. É importante observar o aspecto da ponta da língua, que deve ser redondinha. Se, quando o bebê chora, sua língua se levanta bem pouco ou quase nada e sua ponta tem dificuldade de sair da boca, não conseguindo passar por cima da gengiva, pode-se estar diante de um freio da língua que merece atenção. A suspeita aumenta mais ainda se, quando o bebê tenta colocar a língua para fora, aparece uma fenda na sua ponta ou ela adquire a forma de um coraçãozinho (que pode parecer bonitinho, mas não é funcional).

Como se livrar do freio de língua?

Às vezes, é necessário um pequeno corte no freio para liberar a língua (frenotomia) ou mesmo a retirada do freio (frenectomia). Estes são procedimentos cirúrgicos que só devem ser realizados com a anuência do pediatra da criança, após avaliação cuidadosa por um profissional habilitado. No Brasil, os especialistas que se dedicam ao assunto são o odontopediatra, otorrinolaringologista ou cirurgião pediátrico.

Depois do processo cirúrgico, a criança consegue mamar normalmente?

Sim. Pode acontecer uma pequena dificuldade inicial, passageira, que não impede a amamentação. No entanto, apesar da simplicidade do ato, é recomendável o acompanhamento especializado após a cirurgia, até que a amamentação siga sem problemas.

Então mamães, se perceberem algo diferente na linguinha dos seus filhos, comuniquem o pediatra para que ele avalie o diagnóstico.


Veja também
Banho do Bebê: técnicas e cuidados!
O que fazer para evitar refluxo no bebê?

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR