fbpx

Como tratar a acne (espinha)

  • 21
  • ago
    2019

Quem nunca teve aquela espinha que incomodou? A gente que já passou pela adolescência sabe que dá aquela vergonha ter o rosto todo manchado. Você que está nesta fase tenta fazer de tudo para que o crush não perceba, né? Não se preocupa, porque hoje vamos por fim a acne!

:: Soluços do Bebê: O Que Fazer?

Também vou falar daquelas dúvidas que todo mundo tem: sol piora a acne? Como tratar? Alimentação influência? 

A acne é uma doença de pele bastante frequente que atinge cerca de 80% dos adolescentes, entre os 11 e 20 anos de idade. Isso acontece porque os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações da pele, que se torna oleosa, com cravos, espinhas, nódulos e cicatrizes. A acne aparece principalmente na face, mas também nas costas, ombros e peito.

O mecanismo pelo qual a acne ocorre envolve quatro pontos principais: aumento da secreção sebácea; obstrução dos poros; proliferação bacteriana; e inflamação.

O controle da acne é recomendado não só por razões estéticas (melhora da aparência geral), como também para preservar a saúde psíquica do adolescente e prevenir as cicatrizes (marcas da acne) difíceis de corrigir na idade adulta.

Porque a acne aparece?

É importante lembrar que existem situações que podem piorar a acne, como a utilização de medicamentos como anticonvulsivantes, corticosteroides, lítio, algumas pílulas anticoncepcionais, vitamina B12, anabolizantes e determinados cosméticos. Ele ocorre ainda que a acne pode ser indicativa de alguma alteração hormonal.

Como previno a acne?

Primeiro, lave o rosto apenas duas vezes ao dia com produtos específicos. Vale ressaltar que lavar mais vezes pode irritar a pele ou deixá-la mais oleosa, porque o seu corpo entende que, quanto mais se lava, mais oleosidade ele deve produzir.Evite o hábito de espremer as espinhas, porque isso pode deixar marcas permanentes. Por último, sempre utilize filtro solar e maquiagens adequadas para pele oleosa.

E a alimentação influencia no aparecimento da acne?

Depende. A acne é muito mais influenciada pelas alterações hormonais do que pela alimentação. Existem estudos que mostram que determinadas dietas podem piorar a acne, mas dietas restritivas também não parecem ser benéficas. Conclusão: cada caso deve ser analisado isoladamente e uma alimentação saudável e balanceada é encorajada. Ou seja, comer um chocolate de vez em quando está liberado, sem exageros.

O estresse e as oscilações hormonais contribuem para o aumento da acne?

Sim. Quando estamos estressados, produzimos maior quantidade de cortisol e este hormônio pode agravar a acne. Por exemplo, no período pré-menstrual, quando ocorre maior oscilação hormonal (às vezes também no meio do ciclo) é comum as adolescentes reclamarem que, além da TPM (tensão pré-menstrual), aparecem mais espinhas.

É importante compreender que essa uma doença causada pela ação dos hormônios, a qual faz parte do processo normal de amadurecimento dos jovens. Portanto, não há como fazê-la “desaparecer” da noite para o dia. A ajuda médica irá controlar os efeitos da acne e minimizar as cicatrizes que restarão até que tudo seja completado.

Veja Também
Sou médica e portadora de TDAH
Banho do Bebê: técnicas e cuidados!

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR