fbpx

É normal bebê fazer cocô várias vezes ao dia?

  • 14
  • ago
    2019

Quer um assunto que toda mãe tem dúvida, seja de primeira viagem as mais experientes: Cocô. Se compararmos a nós adultos, vamos achar que tem algo errado com a criança que evacua o tempo todo. Para tirar as dúvidas sobre o assunto, separei os principais questionamentos da mãe sobre fezes.

O primeiro questionamento é quando a criança evacua todas as vezes que mama. Será que isso é diarreia?

Bem, o ritmo intestinal das crianças apresenta variações com a idade. Nos primeiros meses de vida, principalmente em crianças alimentadas só com leite materno, é comum evacuar todas as vezes que mamam. Se a criança está bem e não apresenta outros sintomas, não tem problema; é normal e não é diarreia.

E evacuar fezes líquidas é normal?

Sim, crianças amamentadas exclusivamente, ou seja, não recebem nenhum outro alimento a não ser o leite materno, podem ter um cocô de consistência mais líquida sem ser diarreia.

Outra dúvida é: Quando ele evacua 10 ou mais vezes ao dia isso é normal?

Parece muito estranho para nós que vamos poucas vezes ao banheiro, mas sim, pode ser normal.  Claro, desde que ele esteja ganhando peso adequadamente e não tenha nenhum sinal de alerta como febre, fezes com cor e cheiro diferente do habitual, sangue nas fezes, recusa para se alimentar.

Por que o bebê faz cocô depois de mamar?

Comer e em seguida evacuar é devido ao reflexo gastrocólico, ou seja, a ingestão do alimento provoca distensão do estômago, estimula os movimentos do intestino, com impulso do conteúdo fecal para o interior do reto e eliminação de fezes amolecidas. Além disso, o leite tem substâncias que aceleram os movimentos intestinais, como a motilina, e baixos níveis de gorduras. As crianças alimentadas com fórmulas infantis costumam apresentar fezes mais endurecidas porque essas fórmulas têm mais ácidos graxos.

O que eu devo fazer para evitar isso?

Se a criança estiver hidratada, a evolução de crescimento adequada (peso e comprimento) e ela estiver ativa, bem disposta, não são necessárias mudanças na alimentação ou uso de medicamentos. Mas, se houver qualquer dúvida, sempre, consulte o seu pediatra.

Veja Também
Sou médica e portadora de TDAH
Banho do Bebê: técnicas e cuidados!

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR