fbpx

Quais são os tipos de cadeirinha para carros?

  • 17
  • jul
    2019

Apertem os cintos, pois hoje vamos falar de cadeirinhas infantis para automóveis! O assunto voltou a tona depois do questionamento se o equipamento se faz necessário ou não. Mas, acima de tudo, quero provar para você o quanto a cadeira é fundamental para a segurança do seu filho.

O uso o objeto previne até 60 % dos acidentes. Nos últimos anos, o número de acidentes automobilísticos fatais envolvendo crianças teve uma queda de 12,5%, desde que o uso se tornou obrigatório em 2008. Uso do acento pode evitar que uma criança seja arremessada do veículo em uma colisão.

:: Seu filho merece receber a visita da padiatra em casa

É importante observar alguns aspectos na hora da compra:

  • O dispositivo deve ser adequado a altura, idade e peso da criança
  • É indispensável que o produto tenha o selo do imetro
  • Teste o produto antes. Leve seu filho a loja e veja qual produto se adequa melhor as características do seu filho e se ficará confortável.
  • Leia o manual do produto antes da compra e, posteriormente, faça sempre revisões de acordo com as informações prescritas pelo fabricante.
  • As regras de segurança devem ser seguidas a risca. Nunca transporte seu filho no colo, ne mesmo em trajetos curtos.

Tipos de cadeirinha de segurança

  • Até 1 ano de idade (Bebê Conforto)

É necessário usar o bebê-conforto em formato de concha, desde a saída da maternidade. Este modelo crianças até atingirem o 1 ano de idade ou peso máximo indicado pelo fabricante. O dispositivo deve ser colocado no banco de trás, de costas para o painel, no meio do banco.A indicação é que a peça fique levemente inclinada, formando um ângulo de 45º, para que a cabeça, o pescoço e a coluna do bebê fiquem alinhados.

  • 1 a 4 ou 5 anos (de 11 a 25 Kg) – Cadeirinha

Deve possuir sistema de retenção de cinco pontos (como nos cintos de segurança dos carros de corrida), o que distribui melhor a energia do impacto em caso de colisão. A instalação é feita no meio do banco de trás, mas agora de frente para o painel. Lembrando que o cinto de segurança do carro prende a cadeirinha, que tem um cinto para a criança e também precisa passar pelos ombros e quadril da criança, sem pressionar regiões mais frágeis, como barriga e pescoço.

  • 6 a 10 anos (Assento de elevação, ou booster)

Este modelo  serve para que a criança, sentada, fique mais alta. Assim, o cinto de segurança do carro passará nas partes do corpo que são capazes de suportar o impacto de uma colisão ou freada brusca (quadril, centro do peito e meio do ombro). Acomoda crianças de 22 kg a 36 kg ou peso indicado pelo fabricante, com altura inferior a 1,45 m. Usa-se o próprio cinto de segurança de três pontos do carro, passando pelo peito e coxa da criança. Crianças maiores de 7,5 anos podem ser dispensadas no booster, mas devem ficar sempre no banco trás.

Veja Também
Sou médica e portadora de TDAH
Banho do Bebê: técnicas e cuidados!

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR