fbpx

Como identificar os ruídos do Bebê

  • 29
  • maio
    2019

Certamente, você já se assustou com o algum barulho que o seu Bebê fez! Seja quando ele acorda, ou dorme, ou na hora que está mamando, enfim, algum ruído que já te deixou, digamos, um pouco preocupada. Geralmente, esses “barulhinhos” que os Bebês emitem ocorrem em decorrência da imaturidade do organismo.

:: Bebê suando: Devo me preocupar?

Aquele famoso funga-funga do neném, por exemplo, acontece porque as foças nasais são estreitas e curtas. Uma secreção mínima já é capaz de interferir na respiração, dando a impressão que ele está resfriado. O Bebê é respirador exclusivo do nariz. Ele não sabe ainda fazer a respiração pela boca igual nós adultos. Então, qualquer secreção já irrita e faz algum tipo de “barulhinho”. Por isso, é importante a lavagem nasal dos Bebês para ajuda-los a respirar melhor.

E o “ronquinho”? Isso costuma ser bem levinho, mas é claro que toda mamãe escuta. Esse ruído vem da vibração da respiração do fundo da boca do Bebê. Isso, por vezes, pode ser também ser confundido com um resfriado. Mas, fique tranquila que é normal.

Na nossa lista temos também o espirro. Eles são muito frequentes em recém-nascidos. Uma das causas é a exposição a luz, você sabia? Quando se ascende uma luz ou a criança é exposta a luz solar ela tem essa reação como reflexo.

Temos ainda o balbuciar! Estudos comprovam que estes sons são os primeiros sinais para a fala do Bebê. Assim, é importante estimular o seu filho.

Saiba mais sobre neste vídeo:

Veja também
Amamentação: Orientações para Melhor Pega 
O que fazer para evitar refluxo no bebê?

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR