fbpx

Soluços do Bebê: O Que Fazer?

  • 26
  • abr
    2019

Hic..hic…hic… o soluço não é nada agradável, muito menos para o bebê, não é mesmo? Esse desconforto é comum em crianças até um ano, e mais frequente ainda, nos três primeiros meses de vida. E se você pensa que o soluço tem a ver com a respiração, não é muito bem assim. Ele, na verdade, é uma contração do músculo.

:: Top 10 Mitos e Verdades Sobre Bebês

E porque as crianças têm com mais frequência? Isso ocorre porque o diafragma ainda não é completamente desenvolvido. Quando essas contrações ocorrem fora do ritmo, o ar entra de maneira errada nos pulmões fazendo esse som característico do soluço. Isso acontece principalmente após as mamadas, pelo simples fato de que o estômago do bebê fica abaixo do diafragma. Então, não estranhe depois de um soluço ou regurgitação se isso acontecer.

Dicas para evitar o soluço do bebê:

  • Evite ao máximo que o bebê engula ar na hora da amamentação.
  • Jamais aumente o furo da mamadeira, pois a rápida ingestão pode gerar soluços.
  • Se ele já se alimenta, faça isso calmamente.

O ato de soluçar não faz mal a criança, é passageiro e acaba sozinho.

Veja também

Banho do Bebê: técnicas e cuidados!
O que fazer para evitar refluxo no bebê?

 

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR