fbpx

Cólicas

  • 18
  • dez
    2018

O bebê acabou de mamar, está bem agasalhado, com a fralda seca e, ainda assim, chora num tom estridente avisando que algo não vai bem? Nessa hora, você tem bons motivos para desconfiar de uma crise de cólica. Dores abdominais são comuns até o quarto mês, pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda é imaturo. As crises acontecem geralmente no final da tarde e fazem o abdom do bebê se contrair. Para evitar desesperos, a melhor estratégia é se preparar com um arsenal de técnicas anticólicas e se revezar com o pai nesses cuidados. Confira alguns métodos indicados por especialistas:

1. Massageie a barriguinha do bebê

2. Dê um banho quente

3. Faça uma compressa

Passe uma fralda no ferro morno e coloque-a ainda sobre a barriga da criança ou use uma bolsa térmica com água morna. 

4. Tente um contato pele a pele

5. Enrole o pequeno no cueiro

6. Saia de cena e acalme-se

7. Em último caso, medique

8. Atenção a pega incorreta na amamentação. O bebê pode engolir um pouco mais de ar, propiciando assim as cólicas. Em caso de dúvida sempre procure seu Pediatra.

Dra. Mônicas Fontes
Dra. Mônica Fontes
Autora

Sou Mônica Fontes, médica pediatra/ intensivista infantil. Consultora em amamentação, Laserterapeuta no pós – parto e Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Após alguns anos atuando eu percebi a necessidade de me aproximar dos pais das crianças.

Agende já a sua consulta

    AGENDE UM HORÁRIO X FECHAR